No último dia 08 de junho, o Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco (UPE) promoveu a “II Competição de canto chinês”. O reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão, foi representado pelo professor e diretor do campus da UPE em Camaragibe, Marcos Japiassu.
O evento, realizado no auditório do Instituto, contou com a presença da Cônsul Geral da República Popular da China em Recife, Yan Yuqing, além de mais de 150 alunos e amadores da língua e música chinesas.
INSTITUTO CONFÚCIO: é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão promover o idioma mandarim e o ensino na língua e da cultura chinesas e tem como objetivo promover o intercâmbio cultural com o Brasil, fomentar o ensino do mandarim e ajudar a compreender a China contemporânea, presente em mais de 50 países.
Com sede central localizada em Pequim, o Instituto Confúcio é um órgão ligado ao Ministério da Educação, representado pelo Escritório Nacional da China para o Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira e pelo Departamento para Assuntos do Instituto Confúcio, órgão do Conselho Internacional da Língua Chinesa.
No Recife, funciona através de um convênio entre a UPE e a Sede Central do Instituto Confúcio (Hanban), em parceria com a Universidade Central de Finanças e Economia, em Beijing. Além de ensinar a língua chinesa, também visa formar professores de língua chinesa, oferecer livros e material de ensino, realizar o exame HSK, bem como os exames para certificação de professores dessa língua, oferecer serviço de consulta sobre a educação e cultura chinesas, organizar atividades festivas e culturais chinesas e realizar o intercâmbio linguístico e cultural entre a China e o Brasil. O Instituto Confúcio da UPE é o primeiro no Nordeste do Brasil, sendo uma plataforma fundamental para o ensino da língua e cultura chinesas na região.
Além de incrementar o conhecimento e o diálogo entre os dois países, o projeto possibilita novas formas de cooperação acadêmica e científica, estimulando inclusive a integração econômica, pois o conhecimento mútuo da língua e da cultura cria um ambiente mais favorável para o intercâmbio em todos os campos da atividade humana, inclusive o econômico e empresarial.
Confúcio, ou Kung-Fu-Tze (mestre kong), é uma das figuras históricas chinesas mais conhecidas em todo o mundo. Filósofo moralista e teórico político que viveu entre 551 A.C. - 479 A.C, desenhou uma doutrina - o confucionismo - que ainda hoje exerce forte influência em toda a Ásia oriental. Seu sistema de governo, criado a partir de uma visão nostálgica das virtudes humanas, busca o bem-estar geral, além de colocar em pauta questões específicas, como o abrandamento das penas. Em sua visão, os critérios para uma vida social harmoniosa estavam ligados a qualidades como o altruísmo, a sabedoria, a cortesia, a integridade, a fidelidade e a justiça.