Será no dia 28 de junho a inauguração oficial da Casa Pernambuco na cidade portuguesa do Porto. Trata-se da sede do Instituto Pernambuco-Porto Brasil, entidade criada por empresários para apoiar o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação do estado com instituições de ensino superior lusitanas.
O presidente do Instituto, Zeferino Ferreira da Costa, fez na manhã desta terça-feira (14) uma visita à reitora da UPE, professora Socorro Cavalcanti, para convidá-la para a solenidade oficial. O assessor de assuntos especiais da UPE, professor Guido Corrêa de Araújo, participou do encontro.
A Universidade de Pernambuco é uma parceira do instituto desde a sua idealização em 1992, quando um pequeno grupo de investidores brasileiros e portugueses reunidos em Vila Nova de Gaia começou uma conversa informal sobre apoio a intercâmbio de estudantes brasileiros para o Porto.
Situado na Rua das Estrelas, em uma área de 7,8 mil metros quadrados, o edifício sede do Instituto Pernambuco-Porto Brasil fica perto das faculdades de Ciências, Arquitectura, Letras e do centro desportivo da Universidade do Porto, que cedeu o espaço em regime de comodato.
O espaço construído de 2,3 mil m² foi projetado pelo arquiteto Acácio Gil Borsoi e conta com um auditório (que ocupa uma espécie de cone cortado), uma biblioteca e centro de documentação, um espaço destinado a acolher exposições temporárias e uma zona destinada à cooperação empresarial.
Tem ainda uma área residencial, com quatro alojamentos que poderão receber professores e investigadores universitários de passagem pelo Porto.
O espaço representa mais um passo no processo de internacionalização da Universidade de Pernambuco. A casa poderá sediar eventos como seminários abordando temas de interesse da UPE e da parceira UPorto. O objetivo é promover não apenas a cultura, mas as inovações em ciência e tecnologia produzidas no estado.