A Secretaria de Administração (SAD) promoveu nesta quarta-feira (22), em parceria com o grupo AguaPoli da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli/UPE), a palestra sobre Racionalização do Uso de Água em prédios públicos. O encontro aconteceu no auditório da SAD e reuniu gestores de água de órgãos públicos, representantes da Secretaria da Controladoria do Estado e da Prefeitura, servidores da Casa, além dos alunos dos cursos de graduação e mestrado da UPE, na área de Engenharia Civil.
Na ocasião, estudantes do curso de mestrado de Engenharia Civil da UPE apresentaram projetos e estudos voltados para a racionalização do uso da água em edificações públicas estaduais e também a captação de águas pluviais (de chuva) nos órgãos públicos.
De acordo com o Secretário de Administração, Milton Coelho, os projetos em parceria com o grupo AquaPoli deverão ser ampliados para outras secretarias de Governo. “O consumo consciente de água é uma prática que deve ser adotada em toda a gestão pública estadual”, ressaltou o secretário.
Já o Secretário Executivo de Administração, José Augusto Bichara Filho, disse que há dois anos foi assinado um termo de cooperação técnica entre a SAD e o grupo AquaPoli com objetivo de contribuir com o Governo do Estado na redução do consumo de água nos prédios públicos.
A chefe do Núcleo de Água e Energia do Estado, Michelle Ferro, explicou que o prédio da SAD já vem adotando medidas para reduzir o consumo de água em suas dependências. Uma das medidas adotada foi o ajuste nas válvulas que ficam acopladas nas bacias sanitárias em todos os andares, ação implementada pelo Núcleo de Infraestrutura da SAD. “Calculamos que haverá uma economia mensal em torno de 20 mil litros no consumo. Ademais, iniciamos uma campanha de conscientização junto aos servidores da SAD para promover um consumo consciente de água no prédio”, pontuou Michelle.
Por sua vez, a coordenadora do grupo AquaPoli e professora associada da UPE, Simone Rosa, disse que foi feito um levantamento em alguns prédios públicos do Estado onde foi detectado o índice de consumo individual e o perfil dos usuários. “É importante que os gestores de água dos órgãos públicos e demais servidores promovam em seus ambientes de trabalho o consumo consciente de água”, apontou a educadora.
Com informações da SAD.