Maior hospital de cardiologia das regiões Norte-Nordeste e o segundo do Brasil, o Pronto-socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) será visitado, na tarde desta terça-feira (18), pelo ministro da Saúde Marcelo Queiroga.
Cardiologista de formação, o ministro vai conhecer as áreas de Tomografia, Hemodinâmica, Cintilografia e Pediatria da unidade de saúde que é vinculada à Universidade de Pernambuco e 100% integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Na agenda do ministro em Pernambuco estão agendadas antes a visita à Hemobrás, em Goiana, e à Fundação Altino Ventura, no Recife, onde receberá o Prêmio Visão Social 2021 da entidade.
A chegada de Marcelo Queiroga ao Procape está prevista para as 16h. Ele será recebido pela vice-reitora Socorro Cavalcanti, pelo superintendente do Complexo Hospitalar da UPE, Gustavo Trindade, e pelo diretor-geral do Procape, Ricardo Lima.
O Procape é a única unidade especializada do Nordeste a integrar o programa Linhas de Cuidados do Paciente IAM, do Ministério da Saúde, lançado no final do ano passado e voltado exclusivamente para o tratamento do infarto agudo do miocárdio.
Para o diretor-geral do Procape, Ricardo Lima, a vinda do ministro é um sinal de reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado. Ele espera apresentar projetos que podem contar com o apoio do Ministério da Saúde.
A emergência do Procape chega a atender até a 120 pacientes por dia. Eles são tratados dentro dos protocolos atuais estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Sociedades Médicas Brasileiras e Internacionais.
Por mês, a unidade realizados cerca de 500 cateterismos. Com as angioplastias feitas, muitas vidas são salvas.
Desde novembro de 2020, o Procape é o primeiro hospital público do estado credenciado a realizar transplante de coração em Pernambuco.
Fundado no dia 29 de junho de 2006, o Procape foi incorporado em 2012 ao Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE).