Publicado em 30/09/24
No mês de setembro, o neurologista da Universidade de Pernambuco (UPE) Paulo Brito lançou o livro “A Doença sem Alma - Você vai se surpreender com as verdadeiras histórias da demência de Alzheimer”. O trabalho retrata a história de uma das doenças mais devastadoras da neurologia cognitiva, a Doença de Alzheimer (DA).
A obra discorre sobre os sintomas psicológicos da doença, os quais são os primeiros a aparecerem se confundindo com os comportamentos do dia a dia. Um alerta para que as pessoas tenham mais atenção aos seus e procurem ajuda neurológica cognitiva aos primeiros sintomas para que possam viver com qualidade de vida, por pelo menos 10 anos, a partir desse provável diagnóstico.
De acordo com o autor, o livro é o primeiro escrito no Brasil como um documento histórico e científico com relatos de histórias verídicas, no qual é registrado tanto o sofrimento quanto a dor dos pacientes extensivos aos parentes e amigos de uma pessoa que desaparece de dentro de seu corpo. “São 36 anos estudando as demências. Assim, espero que este livro toque a alma de quem ainda tem contato com ela. Sou muito grato às famílias e aos pacientes que me confiaram suas histórias de vida”, disse o médico.
O neurologista explica que a Doença de Alzheimer atinge 50 milhões de pessoas no mundo e projeta-se para 150 milhões até o ano 2050. “O sintoma mais comum é a perda lenta e progressiva da memória recente em até 80% dos casos. Apesar de ainda não ter cura, tem tratamento. E o diagnóstico precoce faz toda diferença”, enfatiza.
Mais informações sobre o livro: @dr.paulobritoneurologia