Os professores Manoel da Cunha Costa e Denise Maria Martins Vancea são oficialmente os novos diretor e vice-diretora da Escola Superior de Educação Física (ESEF) para o quadriênio 2022-2026.
A solenidade de posse ocorreu na tarde desta segunda-feira (2) no auditório da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG), no Campus Santo Amaro da Universidade de Pernambuco, com a presença da reitora Socorro Cavalcanti e da vice-reitora Vera Gregório.
Com 58,6% dos votos de professores, servidores e alunos de graduação e pós-graduação na eleição paritária realizada em dezembro do ano passado, os novos diretores substituem Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior e Karla Chagas Toniolo, à frente da instituição desde 2018. O mandato terá início no dia 3 de maio.
A reitora Socorro Cavalcanti presidiu a mesa que, além dos ex-diretores e novos diretores da ESEF e da diretora anfitriã da FENSG, Betânia da Mata, contou com a presença da servidora Maria José Andrade, que tem 40 anos de casa e da estudante Nayara Maria, presidente do Diretório Acadêmico, como representantes da comunidade acadêmica da Escola Superior de Educação Física.
Os agora ex-diretores Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior e Karla Chagas Toniolo resolveram fazer uma "fala compartilhada" de despedida de gestão, através de um discurso único que destacou o caráter de uma administração que optou pelas decisões colegiadas.
Os dois destacaram que, em quatro anos, foram realizados mais de 200 encontros para que a comunidade acadêmica da ESEF participasse do desafio da graduação e pós-graduação em um cenário de reforma do currículo de Educação Física e de uma pandemia de Covid-19.
Depois de assinar o termo de posse, o novo diretor da ESEF, Manoel da Cunha Costa iniciou seu discurso destacando que assume consciente de que a gestão anterior enfrentou o grande desafio de uma epidemia. Ele ressaltou que o atual momento pode ser resumido em duas palavras: gratidão e união.
A vice-diretora Denise Vancea afirmou que estará com a porta sempre aberta para receber todos que fazem a ESEF e que os vínculos criados ultrapassem os quatro anos de gestão.
A reitora Socorro Cavalcanti fez o discurso de encerramento. Elogiou os diretores que encerraram uma gestão direcionada para a "melhoria da instituição e da qualidade de vida da população". Aos novos gestores, realçou a compreensão de que a UPE é uma de construção coletiva.
"Essa caminhada é contínua. Agora, com novo fôlego, com a chegada de vocês e sua equipe, continuamos no processo. Caminharemos com nossos objetivos, na concretude. Mas carregados de nossos sonhos, ideais, força de coração e de alma. Desejo que essa caminhada de vocês seja tranquila, que os bons ventos colaborem, e, especialmente, contem sempre conosco nos desafios e nas vitórias".
Manoel da Cunha Costa ingressou através de concurso público em 1989 para o quadro de docentes da ESEF/UPE, onde é professor associado na graduação (bacharelado) e professor permanente do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Tem doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2002).
NOVOS DIRETORES DA ESEF/UPE
Denise Vancea é professora da ESEF desde 2008. Com doutorado em Ciências pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (2006), é coordenadora do projeto de extensão Doce Vida - Programa de Exercício Físico Supervisionado para Diabéticos.
Com 75 anos de história, a ESEF é a primeira Escola Superior de Educação Física civil criada no Brasil em 15 de maio de 1946, absorvendo dois cursos normais (educação física e ginástica rítmica) existentes em Pernambuco. Em 1991, com a fundação da UPE, passou a integrar a universidade estadual