O artigo de pesquisa intitulado: "Majority-vote model for financial markets", de autoria do professor pesquisador André Vilela do curso de Física da Universidade de Pernambuco (UPE), recebeu aprovação para publicação no periódico Physica A: Statistical Mechanics and its Applications. O trabalho foi elaborado em parceria com os pesquisadores Chao Wang (Beijing University of Technology, China), Kenric P. Nelson e H. Eugene Stanley (Boston University, Estados Unidos).
Para propor um novo modelo em Econofísica, os pesquisadores utilizaram um modelo bastante estudado da Sociofísica - Física dos sistemas e interações sociais - de dois estados, agora baseado em agentes heterogêneos para simular mercados financeiros. Com foco na dinâmica do mercado acionário, eles propõem um modelo com dois tipos de indivíduo: fundamentalistas e noise traders. Nesse modelo, a dinâmica de compra e venda de ações por investidores é governada por interações locais e também globais. No trabalho, há a definição de um acoplamento antiferromagnético que relaciona a opção de investidores contrários maioria global, ou seja, à magnetização global. Há ainda uma interação ferromagnética que conecta os investidores à sua vizinhança local.
Assim como em mercados financeiros reais, o modelo simula agentes que seguem a maioria dos investidores, sendo influenciados por seus amigos ou colegas investidores mais próximos. Esse tipo de agente é chamado de "noise trader". Os noise traders são agentes que compram ações quando muitos compram e vendem quando muitos vendem. Além disso, em mercados financeiros reais existe ainda um tipo de investidor que possui uma maior experiência em investimentos ou uma estratégia diferente: eles compram enquanto a maioria vende e vendem quando a maioria compra. Esse tipo de agente, chamado de fundamentalista, investe objetivando lucros futuros e de forma oposta à maioria global.
O modelo de "socioeconofísica" proposto apresenta características estilizadas dos mercados financeiros reais quanto a volatilidade agregada, os retornos distribuídos pela lei de potência e a correlação de longo prazo dos retornos absolutos, com a decaimento exponencial. No artigo há ainda uma análise comparativa que utiliza o preço do Bitcoin. Os pesquisadores observam ainda que a distribuição dos retornos logarítmicos pode ser ajustada pela distribuição t de Student, na qual seu grau de liberdade muda com a fração de agentes contrários no mercado.
O trabalho foi produzido com apoio de diversas agências de fomento do Brasil, da China e dos Estados Unidos.
Brasil: UPE PFA2016, PIAEXT2016, FACEPE (APQ-0565-1.05/14), CAPES and CNPq.
China: Project 71601112 by National Science Foundation of China, Shanghai Pujiang Program 15PJC061.
USA: NSF Grants PHY-1505000, CMMI-1125290, and CHE-1213217, by DTRA Grant HDTRA1-14-1-0017, and by DOE Contract DE-AC07-05Id14517.
Para acessar o artigo, clique no link abaixo:
André L. M. Vilela; Chao Wang; Kenric P. Nelson; H. Eugene Stanley. Majority-vote model for financial markets. Physica A - Statistical Mechanics and its Applications, 2018.