Pesquisadores do Grupo de Pesquisa da Epidemia da Microcefalia (MERG) foram vencedores do Prêmio Péter Murányi 2018 da Fundação Péter Murányi, de São Paulo. O anúncio foi realizado no dia 8 de fevereiro de 2018 e a cerimônia de entrega das premiações ocorrerá em abril.
O trabalho premiado foi sobre a "Associação entre infecção pelo Zika vírus e Microcefalia", autores Celina Maria Turchi Martelli, Demócrito de Barros Miranda Filho, Laura Cunha Rodrigues, Ricardo Arraes de Alencar Ximenes e Thália Velho Barreto de Araújo. O colégio indicador foi a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
MERG- é uma equipe de pesquisadores que está em busca de respostas para os casos de microcefalia registrados no Brasil, situação considerada emergência internacional de saúde pública.
Os profissionais são ligados a diversas instituições: Centro de Pesquisas Aggeu Magalhaes (CPqAM/Fiocruz-PE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES/PE), London School of Hygiene and Tropical Medicine (UK), Universidade de Pittsburgh (EUA), Fundação Altino Ventura (FAV), Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).
O MERG também tem trabalhando alinhado com representantes da Secretaria de Saúde de Pernambuco e do Ministério da Saúde do Brasil, além de ter selado parcerias e debates com instituições de todo o mundo.
Mais informações: http://www.cpqam.fiocruz.br/merg/
Prêmio Péter Murányi - é realizado anualmente pela Fundação Péter Murányi, com temas que se alternam a cada edição: Saúde, Ciência & Tecnologia, Alimentação e Educação. Os temas são revisitados a cada quatro anos. Para a edição de 2018, a fundação recebeu 225 trabalhos, vindos de toda a América Latina.
A premiação conta com o apoio das seguintes entidades: Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Associação dos Cônsules no Brasil (Aconbras) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Mais informações: www.fundacaopetermuranyi.org.br.
Confira o segundo e terceiro lugar do Prêmio Péter Murányi:
2º Lugar:
"Amamentação no Século XXI"
Autores: Cesar Gomes Victora
Colégio Indicador: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
3º Lugar:
"Ensaio clínico de segurança, imunogenicidade e eficácia da vacina contra 4 tipos de HPV"
Autores: Luisa Lina Villa
Colégio Indicador: FAPESP -Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo