A Universidade de Pernambuco (UPE) recebeu, entre os dias 19 e 21 de outubro, 25 líderes de pesquisas e instituições de saúde pública da América Latina, América do Norte, África, Ásia e Europa para o lançamento do ZikaPlan - Rede de Enfrentamento ao Zika da América Latina (Preparedness Latin American Network).
A iniciativa global foi criada a partir da chamada do fundo de investimento em pesquisas Horizon 2020 da Direção Geral de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia. O ZikaPlan responde aos desafios postos pelo surto de Zika para as pesquisas e a saúde pública.
ZikaPlan irá trabalhar em conjunto com outros dois consórcios também financiados pela União Européia, ZIKAction e ZikAlliance, para estabelecer uma rede na América Latina e no Caribe. Essa rede dará suporte para o fortalecimento da capacidade local na América Latina para preparar e rapidamente lançar uma resposta de pesquisa em larga escala para as ameaças das doenças infecciosas emergentes.
ZikaPlan irá contribuir para desenvolver um plano de pesquisa inter-epidêmica, redes de pesquisas, recomendações de políticas, treinamento, e estratégias de disseminação desenhadas para fortalecer permanentemente as capacidades locais, para além dos quatro anos de vigência do projeto. Os três consórcios irão criar órgãos comuns para o gerenciamento global dos programas científicos, comunicação e questões éticas, regulatórias e legais.
Zika Plan está recebendo €11.5 milhões (de euros) concedidos pelo programa de pesquisa e inovação Horizon 2020 da União Europeia, sob a convenção de subvenção de número 734584.
Sobre o Consórcio ZikaPlan -ZikaPlan é coordenado por uma direção executiva composta pela Professora Annelies Wilder-Smith, diretora, representante da Universidade de Umeå; Professor Eduardo Massad, diretor substituto, representante da Universidade de São Paulo e mais 15 lideranças de grupos de trabalho de instituições parceiras. Conselhos consultivos independentes éticos, científicos e industriais dão apoio a essa direção executiva. O professor e pesquisador da UPE, Ricardo Ximenes é o responsável pelo Zika Plan no Recife.
O consórcio constrói expertise e promove parcerias em diferentes áreas de pesquisas relacionadas ao Zika e outras doenças infecciosas emergentes. Os seus membros são oriundos de cinco continentes, sendo 13 da Europa, oito da América Latina, dois dos Estados Unidos da América, um da África e um da Ásia.
Visita ao HUOC – O grupo de pesquisadores visitou na tarde da quinta (20/10) o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc/UPE), uma das unidades de referência no Estado no tratamento de bebês com microcefalia. O grupo conheceu o departamento de Infectologia Pediátrica da unidade. A visita contou com a presença das infectologistas do Huoc, Ângela Rocha e Regina Coeli, além do professor e membro do grupo de pesquisa, Demócrito Miranda.
Com informações da assessoria de imprensa do Zika Plan.