Na última segunda-feira (17/07), a Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli/UPE) recebeu a cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2016 do Estado de Pernambuco (OBFEP).
A cerimônia teve inicio com duas apresentações, uma ministrada pelo professor da UPE, André Vilela, que falou sobre o novo curso de Física de Materiais da instituição e outra do professor Marcone Sena, intitulada “Vamos falar sobre Física”.
Após as apresentações foram entregues 67 medalhas, nas categorias ouro, prata e bronze, aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental e das 1a, 2a, 3a e 4a séries do ensino médio de escolas do Recife, Garanhuns, Cabrobó, Cupira e Cabo de Santo Agostinho.
Em seguida, foram entregues as placas de homenagem às escolas com melhor desempenho de seus estudantes. A Escola do Recife da UPE, que participou pela primeira vez do evento, o Colégio de Aplicação do CE da UFPE e a Escola Dr. Marivaldo Buregio de Lima, foram as premiadas.
O evento contou com a participação de alunos premiados, familiares, professores das escolas participantes e professores do curso de Física de Materiais da UPE.
OBFEP - é um evento nacional promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do CNPq e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) desde 2010. Em Pernambuco, a OBFEP está sob coordenação dos professores da UPE Gilvânia Vilela e André Vilela.
Em relação ao ano de 2015, o número de medalhistas em Pernambuco cresceu 30% na premiação de 2016. As inscrições de escolas para a Olimpíada do ano de 2017 está aberta. Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico: http://www.sbfisica.org.br/~obfep/.