Em solenidade marcada pela emoção, a equipe médica que realizou o primeiro transplante de coração, pelo SUS, do Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) recebeu “voto de aplausos” do vereador Tadeu Calheiros em nome da Câmara Municipal do Recife. O evento aconteceu na sede da unidade de saúde na manhã desta quinta-feira (14).
Estiveram presentes no evento, a vice-reitora da UPE, Profa. Vera Gregório, o diretor e a vice-diretora do Procape, Ricardo Lima e Irmã Lucimar, servidores e funcionários.
Referência no tratamento a cardiopatias, o Pronto-Socorro Cardiológico da Universidade de Pernambuco (PROCAPE/UPE) realizou com sucesso, o primeiro transplante de coração no mês de junho. O processo de credenciamento da unidade junto à Central de Transplantes teve início em dezembro de 2017. Foram 5 anos de trabalho na estruturação do Programa de Transplante Cardíaco da unidade de saúde.
Fundado no dia 29 de junho de 2006 graças ao empenho do cardiologista Enio Lustosa Cantarelli, o PROCAPE foi incorporado em 2012 ao Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE).
“Agradeço a homenagem em nome da nossa reitora Socorro Cavalcanti. É esse reconhecimento que nos mantém vivos. O SUS é universal e gratuito. Portanto, é nosso dever promover atenção integral à saúde”, destacou a vice-reitora.
Foto: Ascom do vereador Tadeu Calheiros