O professor de história e coordenador de desenvolvimento da Graduação da Universidade de Pernambuco (UPE), Karl Schurster, publicou, este mês, a coleção “Políticas Educacionais, Ensino e Traumas Coletivos”.
A coleção é composta de dois volumes: “Políticas Educacionais e Regimes Autoritários: Intelectuais, projetos e instituições” e “Ensino de História, regimes autoritários e traumas coletivos”, onde o professor da UPE atuou como organizador.
As obras foram publicadas pela Editora da Universidade de Pernambuco (Edupe), em parceria com a Editora Autografia (Rio de Janeiro) e com a Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Edipucrs).
Os dois volumes da coleção podem ser encontrados em grandes livrarias ao custo de R$ 56,00 cada.
VOLUME I - Apresenta as várias facetas da complexa relação entre Ditaduras, sistemas educativos e repressão. Os textos recolhidos neste livro contribuem de forma exemplar para o estudo das diversas facetas desta relação entre Ditadura e aparelhos escolares, permitindo observar alguns elementos de continuidade e de mudança.
VOLUME II - Debruça-se sobre a forma como se processa a transmissão dos traumas coletivos através do ensino em diferentes espaços e momentos históricos do século XX. Trata sobre como sociedades modernas e maduras, por meio da educação nas escolas, possuem a responsabilidade de alertar sobre qualquer dogmatismo dos aparatos ideológicos dos Estados que através do uso da força e do poder excluam pessoas consideradas diferentes.