1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Professora da Fensg/UPE participa de encontro sobre hanseníase em Brasília - Universidade de Pernambuco

Professora da Fensg/UPE participa de encontro sobre hanseníase em Brasília

A professora da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco (Fensg/UPE), Danielle Moura, participou do Seminário sobre Profilaxia Pós-Exposição e hanseníase realizado na Organização Pan-Americana de Saúde em Brasília, no último dia 14 de novembro.

O evento foi promovido pela organização holandesa Netherlands Hanseniasis Relief (NHR-Brasil) e teve como objetivo apresentar um projeto de pesquisa operacional multicêntrico que será desenvolvido no Brasil, Índia e Indonésia.
Estavam presentes representantes de 23 instituições nacionais e internacionais, entre elas, universidades, centros de pesquisas, organizações não governamentais e movimento social. 

A professora da UPE, apresentou os resultados dos estudos de adaptação transcultura da Social Distance Scale (SDS) e do questionário KAP  (conhecimentos,  práticas e atitudes), realizados em 2017, no município de Olinda, pelas mestrandas intercambistas Joyce Braam e Rossana Garzón, da Vrije Universiteit Amsterdam. Os instrumentos apresentados compõem o protocolo da projeto multicêntrico e serão utilizados para avaliar o estigma comunitário nas áreas de atuação do estudo.

Hanseníase - é uma doença crônica, infectocontagiosa, de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória, cujo principal agente etiológico é o mycobacterium leprae. Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos (alta infectividade), no entanto poucos adoecem (baixa patogenicidade). A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas.
Para a vigilância epidemiológica da hanseníase ressalta-se o exame de contatos como principal atividade em razão da insuficiência da detecção de casos por demanda espontânea.A profilaxia pós-exposição (PEP), também conhecida como quimioprofilaxia, é oferecida aos contatos de casos conhecidos, e tem sido testada em vários protocolos.

Toda intervenção com enfoque na busca ativa de casos novos para diagnóstico oportuno, tratamento e cura da hanseníase, visa a redução da carga da doença e avanço do processo de eliminação deste agravo como problema de saúde pública.

Mais informações na página: http://www.nhrbrasil.org.br/materias/noticias/127-1-seminario-do-projeto-pep-apresenta-nova-proposta-de-quimioprofilaxia-para-quebra-de-transmissao-da-hanseniase-no-brasil.html.