Uma bela história sobre um dos mais conhecidos produtos do Agreste pernambucano. O livro “O Queijo de Coalho em Pernambuco: Histórias e Memórias” reúne informações sobre a Capitania de Pernambuco, onde nasceu essa iguaria no século XVI, a proibição da criação de gado no litoral que provoca a migração e a descoberta do interior do Estado e do Brasil, a produção e evolução deste queijo até hoje, entrevistas com produtores tradicionais e receitas de chefs renomados que usam o queijo como um elemento importante em suas criações.
Os autores da obra são a historiadora e coordenadora do curso de História do campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Garanhuns, Maria Giseuda de Barros Machado, o tecnólogo em laticínios Benoit Paquereau, gestor do Centro Tecnológico de Laticínios (CT Laticínios), em Garanhuns, unidade do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), e a arquivista e licenciada em História, Sônia Romualda Napoleão Carvalho.
O livro contém seis capítulos e irá compor o dossiê de Indicação Geográfica do queijo de coalho do Agreste. A publicação só foi possível por meio do apoio de diversas instâncias governamentais (Itep, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Finep, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Facepe, UPE, Sebrae, Companhia Editora de Pernambuco – Cepe) e empresas privadas (empresa Rancho Alegre, Agroindústria Meridional (Agrom), Associação de Certificação do Queijo de Coalho do Agreste de Pernambuco (CQP) e a Revista Engenho.
O lançamento ocorreu na última sexta-feira (26), no Espaço Sabor Rural na 24ª Agrinordeste, no Centro de Convenções de Pernambuco, evento que congrega produtores, pesquisadores, instituições educativas, governamentais e financeiras, além de chefs de cozinha de todo o país. O livro está disponível on-line no site oqueijodecoalhoempernambuco.com – que traz também vídeos sobre o queijo de coalho – ou no link https://joom.ag/2ItQ.
Com informações da Assessoria do Itep.