Professores do curso de direito da Universidade de Pernambuco (UPE) em Arcoverde serão capacitados para participar do Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC). O curso acontece hoje (25/08), na sede da Associação dos Juízes do Trabalho (Amatra VI), no Recife.
Esta é a primeira abordagem ao TJC no Estado direcionada a professores universitários. O Programa atua capacitando professores de ensino médio e fundamental, para que trabalhem os temas em sala de aula junto aos alunos, com os juízes visitando posteriormente as escolas para rodas de conversa.
A diretora de Direitos Humanos da Anamatra, a juíza Luciana Conforti, que está acompanhando o TJC em Pernambuco, diz que a iniciativa de ampliar a atuação do Programa é extremamente benéfica. “Pois insere um novo público multiplicador em um tema essencial à proteção da dignidade e dos direitos humanos dos trabalhadores, principalmente em momento de alto índice de desemprego e de extrema precarização das relações de trabalho no país”, explica.
A ideia, segundo a professora Isabele Moraes D’ Ângelo, que está coordenando a ação, é que os docentes da UPE trabalhem os conteúdos do programa junto aos estudantes de Direito, e estes disseminem as informações com estudantes de escolas da rede pública que funcionam na própria universidade. “Temos grupos de pesquisas direcionados ao Direito do Trabalho, e um dos assuntos recorrentes é o trabalho escravo. Com o TJC teremos a oportunidade de ir além, contribuindo com a conscientização dos jovens alunos para o problema”, afirmou.
A sede da Amatra VI fica na Av. República do Líbano, 251 – Pina -(Empresarial RioMar).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação dos Juízes do Trabalho.