O ensino da Anatomia Humana é realizado em todos os cursos da área de saúde, a fim de preparar o futuro profissional para a realidade do seu dia a dia, conhecendo como todas as suas estruturas que se apresentam de forma saudável/normal. Apesar de vários métodos que hoje são utilizados no seu ensino como modelos anatômicos, jogos, websites, plataformas de ensino, confecção de modelos; o cadáver continua sendo a ferramenta mais realista para o ensino da Anatomia Humana ao futuro profissional da saúde.
A relevância do estudo em material humano, e a dificuldade advinda da obtenção de corpos, fizeram com que governos e universidades de diferentes países, incluindo o Brasil, estabelecessem programas de doação voluntária de corpos em vida, respeitando as leis específicas de cada território. O número de doações a partir desses programas de incentivo, apesar de relativamente baixo, tem se constituído como a solução temporária para o problema de escassez de material biológico para os estudos da Anatomia Humana.
Neste sentido, o Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (ICB-UPE),através dos professores Joaquim Celestino e do professor Edivaldo Xavier (campus Petrolina),implementou o Programa de Doação de Corpos em Vida, a fim de capitar doadores que desejam ajudar ao próximo com esse seu ato de amor.
Assim, no último dia 13 de setembro na Capela do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, ocorreu o primeiro ato ecumênico de agradecimento ao Cadáver Desconhecido e ao Doador de Corpo em Vida, devido à relevância de sua contribuição para o ensino, a pesquisa e a extensão na Universidade de Pernambuco.
O evento teve a participação de estudantes da UPE, estudantes que fazem parte do Programa de Doação de Corpos da UPE, dos servidores que trabalham no Laboratório de Anatomia Humana a senhora Josete Lima e o senhor Manoel Vicente (Neco), dos professores Joaquim Celestino e Edivaldo Xavier, pacientes e o público em geral.
Num primeiro momento, foi realizada uma missa pelo sacerdote Eronildo França e em seguida o pastor Linaldo Júnior, da Igreja Batista, proferiu algumas palavras sobre a importância da doação de corpos em vida, para a ciência, na visão do protestantismo, o que foi muito enriquecedor a todos os participantes.
“Estas atividades de divulgação são muito importantes para que se possa captar doadores em vida, a fim de permitir o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas, aulas mais realísticas de Anatomia Humana, pesquisa e extensão a todos os estudantes da área da saúde da Universidade de Pernambuco”, mencionou o professor Edivaldo Xavier.
Mais informações: @doacaodecorpos.upe /Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.