As interações da comunidade acadêmica com a sociedade marcaram o inicio das atividades de ensino integradas à extensão no curso de Odontologia do campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Arcoverde.
As parcerias com as secretaria municipais de Saúde e Educação, a coordenação estadual de Saúde Bucal, Colgate® e Oral B® possibilitaram que os 200 alunos da Creche Municipal Dom Severino Mariano de Aguiar recebessem orientações sobre a higiene bucal, escovação supervisionada, tratamento restaurador atraumático e aplicação tópica de flúor. Casos de maior necessidade odontológica foram referenciados.
De acordo com a coordenadora do programa de extensão, a professora Hérika Maurício, essa ação mostra o pioneirismo do curso quanto à curricularização dos programas e projetos de extensão na Universidade de Pernambuco, discussão que vem ganhando forças no âmbito da UPE. Além disso, a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de Odontologia vem apontando para a obrigatoriedade de se destinar 10% da carga horária total das graduações para atividade de extensão, conforme sinalizado na última reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO).