O Programa de Línguas e Informática da Universidade de Pernambuco (PROLINFO) foi destaque na última quarta-feira (19/07), no campus da instituição em Petrolina no 37° Encontro Nacional de Pedagogia (ENEPe). Os estudantes Wellington Moreira Lopes e Taís Canto do curso de licenciatura em letras da instituição e cumprem estágio docência, em língua portuguesa e língua inglesa, respectivamente, no PROLINFO em Petrolina.
Os discentes apresentaram o trabalho intitulado: "PROLINFO - Petrolina: experiências de iniciação à docência para estudantes de línguas", sob a orientação dos professores Carlos Silva e Vinicius Pascoal, coordenadores Geral e de Interiorização do programa, respectivamente.
Na proposta apresentada em painel, os alunos problematizam as competências e experiências que são elencadas na Lei 11.788 de 2008, a lei de estágio. O estudo trabalha com minúcia as questões que dizem respeito ao estágio supervisionado, no qual o estudante ensina e aprende simultaneamente, edificando o seu perfil de docência durante as atividades práticas. Oliveira (2007), Ibernón (2000), Pimenta e Lima (2004) foram referências trazidas pelos estudantes com base nas disciplinas pedagógicas da licenciatura na UPE Campus Petrolina.
O Prof. Carlos Silva, parabenizou os discentes-docentes pela apresentação de trabalho num encontro de importância e relevância ímpar, que é o encontro. "O PROLINFO, por seu perfil formativo de professores, além de escola de formação de professores, também é campo de pesquisa, além do tradicional espaço enriquecedor de ensino e extensão".
O Prof. Vinicius Pascoal, também fez elogios aos docentes do PROLINFO em Petrolina. "A aprovação do trabalho de Wellington e Taís Canto no 37º ENEPe é muito significante. A reflexão da prática docente é algo que se faz em continuidade com a nossa escolha em tornar-se professor. Os dois alunos integram esta talentosa equipe de jovens docentes no PROLINFO”, destacou.
ENEPe – O 37 ° Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia aconteceu entre 15 e 22 de Julho de 2017, na UPE Campus Petrolina. O encontro, organizado anualmente há mais de 30 anos, é um evento de caráter científico, político e cultural da maior importância para o Movimento Estudantil de Pedagogia (MEPe).
Ao longo dos anos, os encontros têm debatido temas centrais acerca dos desafios da educação pública brasileira, proporcionando as trocas de experiências de estudantes das mais variadas regiões do nosso país, e impulsionando a organização estudantil em diversas lutas em defesa da educação pública, gratuita, democrática e vinculada aos interesses das classes populares.
O evento é aberto a todos os interessados na temática de discussão. O tema desta edição foi: "Contra as políticas imperialistas do Banco Mundial para o ensino público no Brasil e a formação do pedagogo".