Nos dias 13, 14 e 15 de Julho o Programa de Extensão Universitária Resgatando Sorrisos da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE), esteve no município de Paudalho (PE). Essa foi a sétima edição do programa que é coordenado pela Profa. Dra. Sandra Moraes.
O programa atua em diferentes áreas da saúde bucal (prótese dentária, patologia e dentística). Além de levantamentos epidemiológicos sobre as necessidades dos pacientes assistidos, visando informar ao serviço de saúde do município quais as principais necessidades de tratamento daqueles pacientes.
“Uma forte atividade educativa foi desenvolvida durante a ação, buscando a conscientização e mudança de hábitos da população com relação a doença cárie e ao câncer de boca onde os alunos realizaram uma aula teatro na feira livre da cidade, com o intuito de facilitar o entendimento da mensagem educativa e com isso levar esses indivíduos a uma mudança de hábito”, disse a coordenadora.
O atendimento ocorreu na Academia da Policia Militar de Paudalho, nas praças e feiras da cidade e no bairro Guadalajara. A metodologia do programa foi desenvolvida para o atendimento fora dos muros da universidade, o ambulatório da prótese foi feito em cadeiras escolares; o da patologia nos núcleos de maior circulação de pessoas como praças e feiras livres e a dentística em unidades móveis de atendimento.
Foram realizadas 38 próteses totais; 349 pacientes foram examinados com vistas a prevenção do câncer de boca, com 43 lesões identificadas; na dentística 210 pacientes foram atendidos, onde foram realizados 370 procedimentos.
O programa contou com a participação dos professores da UPE, Mônica Pontes e Ana Paula Sobral; Regina Tamaki, da Universidade de São Paulo (USP), Joel Santiago Jr. Da Universidade Sagrado Coração (USC); funcionários da UPE, Sílvio Roberto, Pedro Muniz José Luiz Magalhães. Além de alunos de graduação, pós-graduação (UPE,UNESP,UFRN) e egressos do curso de técnicos em prótese dentária da Escola Estadual Soares Dutra.
RESGANTANDO SORRISOS - com o objetivo de levar informação, orientar, assistir e promover a melhoria da qualidade de vida, a Universidade de Pernambuco (UPE), através da sua Faculdade de Odontologia (Fop), realiza, desde 2011, o projeto de extensão “Resgatando Sorriso”, que atua na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no interior do Estado, promovendo ações educativas e interventivas de saúde bucal à população.
Coordenado pela professora da UPE, Sandra Lúcia Dantas de Moraes, o projeto oferece assistência nas áreas de prótese dentária, patologia, dentística, câncer bucal, pacientes com necessidades especiais e, ainda, busca informações epidemiológicas sobre a população assistida.
Para a coordenadora, o projeto de extensão tem grande impacto para a UPE e para a sociedade. “Através da realização desse projeto a UPE forma profissionais de alto nível técnico-científico e cada vez mais humanizados. E, para a sociedade, promove melhoria da saúde bucal e da qualidade de vida das pessoas, que passa a valorizar, ainda mais, o papel da universidade estadual em suas vidas”, ressaltou Sandra.
As ações acontecem durante 10 meses de cada ano, quando a equipe tem a oportunidade de oferecer a uma parcela da população (menos favorecida economicamente) assistência na área e promover ações educativas, através de palestras e aulas teatro. Há cada ano, estima-se que mais de 50 mil pessoas sejam beneficiadas por meio de ações interventivas e preventivas promovidas pelo projeto.
Além das atividades educativas, “Resgatando Sorrisos” apresenta uma vertente voltada para o desenvolvimento de pesquisas, que são realizadas com o objetivo de ajudar a identificar os problemas relacionados a saúde bucal da população e, a partir disso, traçar metas de melhoria para o público estudado.
Visando facilitar o acesso a informações sobre saúde bucal e promover conhecimento, o “Resgatando Sorrisos” possui uma fanpage no Facebook (https://www.facebook.com/ResgatandoSorrisosFOP) onde são postadas diariamente orientações sobre diversos assuntos da área.
EQUIPE - o projeto conta com 70 pessoas entre professores da UPE, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade Sagrado Coração (USC), alunos de graduação, pós-graduação e técnicos em prótese dentária, que executam o projeto com dedicação e comprometimento.
O Resgatando Sorrisos é um projeto extensionista em que cada um de seus envolvidos é beneficiado, promovendo a qualificação interna e oferecendo aos futuros profissionais o acesso a protocolos aplicáveis ao Sistema Único de Saúde (SUS), tornando-os diferenciados junto ao mercado de trabalho e promovendo a integração com profissionais de outras instituições e de diferentes áreas afins à Odontologia, tendo assim o seu ideal alcançado, acrescentando, ainda, melhoria na qualidade de vida da população.