O Campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco promove, em parceria com as secretarias municipais de Educação e Turismo e Esporte, o I Festival da Cidade de Tracunhaém de Xadrez. A competição acontecerá no sábado (18), das 9h às 15h, no Parque de Eventos da cidade.
As inscrições podem ser realizadas através de formulário Google (https://forms.gle/cwhGgajAhYfeU7NL8). A taxa será de R$ 20 ou doação de um brinquedo que será encaminhado para uma instituição infantil de Tracunhaém. Aqueles que não podem pagar ou doar um brinquedo podem requisitar a inscrição solidária. O prazo para o registro da vaga termina no dia 17.
O I Festival da Cidade de Tracunhaém de Xadrez integra as ações do projeto de extensão da UPE Xadrez nas Escolas, coordenado pelo docente do curso de licenciatura em Matemática Gerson Henrique da Silva, nascido no município. O evento fará homenagens aos professores e também enxadristas Rinaldo José de Lima e Cláudio Roberto Barroso da Silva.
O sistema adotado será o suíço, com disputa em seis rodadas. O regulamento digital está disponível em https://www.talsker.com/tournament/48a930a1-8d90-415a-a829-3fca8f21b6d1/. Maiores informações com o professor Louis Lins, através do telefone (81) 99707-5625 ou WhatsApp: https://wa.me/5581997075625.
Voltado para estudantes do 6° ano ensino fundamental até o 3° ano do ensino médio, o projeto Xadrez nas Escolas tem o objetivo de distribuir kits de xadrez (tabuleiros, relógios e livros) e realizar oficinas, microcursos e competições principalmente em três cidades da Mata Norte: Carpina, Nazaré da Mata e Tracunhaém. Os professores da UPE que integram o projeto de extensão buscam convencer mais escolas a instituir o xadrez como disciplina eletiva.