O Esporte na Cidade, projeto executado pela De Peito Aberto – incentivo ao esporte, cultura e lazer, abrirá mais um núcleo no Recife. O novo núcleo na capital pernambucana será executado em parceria com o Sportv, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e o apoio da Escola Superior de Educação Física, da Universidade de Pernambuco (ESEF-PE) e do América Futebol Clube.
O projeto, que é referência no estado, atenderá 150 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social das diversas comunidades do Recife. Para participar das aulas de futebol, os alunos deverão ter entre 7 e 17 anos. As atividades serão desenvolvidas no campo de futebol da ESEF, no bairro de Santo Amaro, nos seguintes turnos: terças e quintas na parte da manhã e à tarde.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas na Escola Superior de Educação Física, no campus da UPE, no bairro de Santo Amaro, próximo ao Hospital Oswaldo Cruz, nos períodos da manhã e da tarde.
O projeto irá oferecer, de forma gratuita, kit de materiais esportivos (camisa, short, meião e chuteira) aos alunos beneficiados. Além disso, oferecerá toda estrutura para os treinamentos.
Os jovens serão acompanhados por um professor especializado, que dará todo o suporte técnico e físico para os alunos. Entre os objetivos do projeto estão: contribuir para a formação de crianças e adolescentes, contemplando tanto os aspectos físicos, técnicos e táticos relativos à prática do futebol, quanto os aspectos culturais e sociais.
O treinador esportivo Fernando Galvão, que será o responsável por ministrar as atividades, falou sobre a expectativa dos alunos e dos pais que se inscreverão para o início das aulas. “A expectativa para o início do projeto é a melhor possível. Os alunos e os seus responsáveis demonstram isso de uma forma bem clara no momento das inscrições dos mesmos. Segundo depoimento deles, esse projeto vem preencher uma lacuna existente nos aspectos desportivo e social na nossa cidade”, disse.
O Esporte na Cidade também desperta expectativa no corpo docente da Escola Superior de Educação Física. De acordo com coordenador do curso de Educação Física da UPE, Ademir Teles, será uma oportunidade para desenvolvimento na área de pesquisa. “Há um grande interesse da comunidade acadêmica da ESEF, dos docentes e discentes, quanto ao projeto. As atividades que serão desenvolvidas servirão como estágio curricular e já estamos desenvolvendo projetos de pesquisa em torno da aprendizagem e treino do futebol. Há um reconhecimento do valor do projeto pelos colegas”, revelou.
Com informações da assessoria de imprensa " De Peito Aberto".