Os alunos da Universidade de Pernambuco (UPE), Marcela Dornelas da Silva Araújo e Gabriel Alves de Lima, dos cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia da Computação, respectivamente, que foram selecionados no edital IC UPE 2016, tiveram seus projetos de pesquisa financiados por empresas via um convênio específico e já começaram a atuar.
O projeto da estudante Marcela, “Kit Didático de Ensino em Telecomunicações para Alunos do Ensino Fundamental” foi financiado pela escola Avançar, que fica localizada no bairro de Candeias. O foco inicial são alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. “Será desenvolvido um kit didático que irá abordar em sala de aula a lógica da programação unida com a transmissão de dados, ou seja, através do projeto busca-se a compreensão por parte dos alunos sobre o modo como é realizada a transmissão de informações desde um telefone celular até um conjunto de leds posicionados a uma certa distância”, explica a estudante que teve como orientadora a professora, Maria de Lourdes Melo Guedes Alcoforado.
Já o estudante Gabriel Alves desenvolveu uma pesquisa sobre o “Sistema de Redução de Ruídos Acústicos em Ambiente Automotivo” que tem como objetivo produzir um sistema capaz de atenuar ondas sonoras normalmente indesejadas por meio de técnicas de cancelamento de ruído, baseadas em conhecimentos de processamento digital de sinais, e assim gerar uma resposta destrutiva ao som. A empresa que irá bancar o projeto é a Fundação para Inovações Tecnológicas (FITEC) localizada no bairro do Recife Antigo. O projeto foi orientado pelo professor Carmelo José Albanez Bastos Filho
O período do desenvolvimento dos projetos é de fevereiro a novembro deste ano.
EDITAL IC UPE 2016 - Tem como um dos objetivos: contribuir para tornar a UPE um Centro de Excelência na produção do conhecimento científico e promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e Tecnologia, despertando a vocação científica e incentivando talentos entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa que introduzam o jovem universitário no domínio do método científico, em todas as suas etapas.