A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes) divulgou, na última quarta-feira (10), o resultado preliminar das propostas apresentadas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) e para a Residência Pedagógica. A UPE teve duas propostas aprovadas nesta primeira etapa preliminar.
No edital Capes 024/2022, a proposta da UPE para o Programa de Residência Pedagógica, submetido à Capes intitula-se “Articulações pedagógicas inovadoras na docência inclusiva: caminhos para o processo formativo docente”.
Já no edital Capes 023/2022, o projeto da UPE para o Programa Pibid foi a “Formação Docente em Ação na Escola e na Universidade: diálogos entre a teoria, a prática pedagógica e os Multiletramentos”.
“Como em outras edições, conseguimos aprovar nossos projetos no edital da Capes. Isso é muito importante para a universidade, uma vez que esses resultados são frutos de um trabalho coletivo”, pontuou o pró-reitor de Graduação da UPE, Ernani Martins.
O resultado preliminar traz a classificação das 258 IES com propostas submetidas para o Pibid e 234 para o Residência Pedagógica. De acordo com os editais, o número máximo de instituições abrangidas por cada Programa é 250.
Participam dos Programas instituições públicas, privadas e comunitárias. Os resultados finais de ambos os editais têm divulgação prevista a partir de 5 de setembro e o início das atividades deverá ocorrer entre 15 de setembro e 16 de novembro.
Programa de Residência Pedagógica
O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES que integra a Política Nacional de Formação de Professores e tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamen da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O programa busca uma integração entre escolas de educação básica e Instituições de Ensino Superior com a finalidade de proporcionar aos estudantes dos cursos de licenciatura a oportunidade de desenvolver atividades docentes, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso, contemplando entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando.
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
O PIBID, coordenado pela CAPES é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. O PIBID tem por finalidade proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.