O Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, participou, ontem (11/07), do “1º Seminário de Sustentabilidade, Inovação e Tecnologia para o polo gesseiro”, que aconteceu em Araripina.
O evento, que foi realizado no Centro Tecnológico do Araripe, abordou diversos temas que envolvem a cadeia produtiva do gesso, como a interlocução com o Ministério Público do Trabalho, o uso de novas matrizes energéticas, a criação de grupos de pesquisa e comitê técnico para produzir conhecimento para as indústrias e melhorar a competitividade da maior economia da região que produz cerca de 95% do gesso nacional.
De acordo com o Reitor da UPE, a aproximação entre a Universidade e o setor produtivo é uma das missões da academia e serve para contribuir com o desenvolvimento econômico, social e educacional de Pernambuco. “A UPE tem pesquisadores que há anos estudam o gesso sobre diversas óticas. É nosso desejo transferir estes conhecimentos para dentro das indústrias de modo a contribuir com o crescimento do polo gesseiro do estado”, destacou.
Durante o seminário foram realizadas apresentações pelos professores da UPE: Béda Barkokébas, Bianca de Vasconcelos, Sérgio Peres, Yeda Vieira, Emilia Rabbani e Alberto Casado Jr, além de apresentações sobre o ITEP e o Sistema Fiepe.
Além das palestras, a comitiva da UPE visitou diversas indústrias do pólo gesseiro e promoveu reuniões com empresários para a formação de parcerias entre o setor e a universidade. O seminário foi realizado pelo SINDUSGESSO, Sebrae Unidade do Sertão do Araripe, UPE e Escola Politécnica de Pernambuco e teve o apoio do Sistema Fiepe, do ITEP e da Coordenação Setorial de Extensão e Cultura da UPE.
Participaram ainda do evento o Diretor da Escola Politécnica da UPE, Prof. José Roberto Cavalcanti, a Diretora de Política e Articulação da SECTI, Luciana Távora, a presidente do SINDUSGESSO, Ceissa Campos Costa, e representantes do Sebrae, da Fiepe e do Crea-PE, além de diversos empresários do polo gesseiro do Araripe.
Com informações e fotos da Vera Cruz Comunicação.