O governador Paulo Câmara assinou na manhã desta terça-feira (11/07) o decreto que institui a Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação (REPEPE). Primeira rede estadual associada a nova configuração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a REPEPE interligará – a partir de internet de alta velocidade (1 a 10 Gigabytes) – 20 municípios do estado, podendo alcançar cerca de 400 entidades até 2018.
O reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, participou da solenidade. Todas as unidades da universidade (campi e hospitais) serão contempladas com a rede, incluindo os polos de educação a distância.
Com a criação da rede, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), vai estimular a aceleração da inovação e da competitividade econômica baseadas em cooperação e conhecimento.
A iniciativa faz parte da Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação para Pernambuco 2017-2022 (ECTI-PE), documento criado pela Secti para guiar as políticas públicas da área de CT&I que também será, oficialmente, lançado no evento. Alinhada à Estratégia, a REPEPE tem como diferencial um modelo de negócio inovador, baseado em parcerias público-privadas voluntárias, propiciando, inclusive, a redução de custos e o compartilhamento de benefícios.
O convênio de cooperação técnica e integração de infraestrutura entre Celpe, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e Secti, assim como a autorização para compra e instalação de equipamentos no valor de R$ 10 milhões, também serão assinadas na ocasião, garantindo a espinha dorsal do projeto que alcançará 1.175 km, percorrendo 10 das 12 regiões de desenvolvimento do Estado.
Com informações da Secretaria de Imprensa de Pernambuco