O reitor da Universidade de Pernambuco, Prof. Pedro Falcão, fez parte da mesa de abertura na manhã desta quarta-feira (05) do 5º Congresso Pernambucano de Municípios, evento realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O encontro que acontece até hoje (06/04) as pautas mais relevantes no atual contexto da sociedade convergem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tema do evento, que oferta palestras, oficinas, seminários, além de diversas apresentações culturais.
A solenidade de abertura, realizada no Teatro Guararapes, marcaram presença o prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Amupe, José Patriota, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o prefeito de Olinda – cidade anfitriã do evento – professor Lupércio. Também participaram da mesa o chefe de gabinete do governo do Estado, João Campos, o representante no Nordeste do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Frederico Lacerda, o secretário executivo da Comissão Nacional dos ODS, Henrique Villa, o presidente do TCE-PE Marcos Loreto, além de secretários de estado, deputados estaduais e federais e prefeitos, destacando a visita dos prefeitos de Gramado-RS, João Alfredo Bertolucci e de Barcarena-PA, Antônio Carlos Vilaça.
Paulo Câmara, governador de Pernambuco, destacou a importância das pautas promovidas pelos ODS, pontuando que o Brasil é um país acostumado a enxergar o curto prazo. O governante apresentou os esforços que sua gestão vem fazendo para manter o padrão dos serviços prestados mesmo em um cenário de crise, que se arrasta desde 2015. Câmara ainda reforçou a luta dos municípios por um melhor pacto federativo, constatou algumas de suas realizações no enfrentamento da crise hídrica, da violência, e da educação, exaltando a primeira colocação de Pernambuco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), considerando o ensino médio.
Com informações do site da Amupe.
{gallery}reitor_da_upe_prestigia_evento_da_amupe{/gallery}