Nesta terça-feira (16/05) o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, realizou uma visita ao Pronto Socorro Universitário da Universidade de Pernambuco (PROCAPE/UPE). A iniciativa contou com a presença do ex-diretor e fundador da unidade, Dr. Enio Lustosa Cantarelli e assessores da direção atual, como a Irmã Lucimar.
O momento teve como objetivo abrir um diálogo com foco no planejamento de ações que contemplem a melhoria e expansão do hospital. O reitor aproveitou o encontro e fez a entrega da réplica do painel “O Sol de Pernambuco” idealizado pela artista plástica Margot Monteiro ao Dr. Enio pelos relevantes serviços prestados ao povo pernambucano.
Enio Cantarelli – Natural de Belém de São Francisco, sertão de Pernambuco, Enio Lustosa Cantarelli diplomou-se pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco (FCM/UPE). Foi diretor do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (1994-2002). Em 1994, o cardiologista professor percebeu a carência estadual de hospitais especializados em cardiologia e a necessidade da expansão do serviço de cardiologia do HUOC/UPE, enquanto referência estadual.
Durante 12 anos buscou parcerias, recursos e apoios para a concretização de um projeto de grande abrangência e importância social, tornando-se o grande idealizador do Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Prof. Luiz Tavares, (PROCAPE/UPE). Em 29 de junho de 2006, o PROCAPE foi inaugurado e absorvido pela Rede Estadual de Saúde como importante Centro de Referência Cardiovascular. Em 2012, com a aprovação da Resolução Consun nº 18 passou a incorporar o Complexo Hospitalar da UPE.