A comunidade acadêmica de 12 polos EAD da Universidade de Pernambuco (UPE) recebeu na manhã desta quinta-feira (14) a Reitoria em Ação, iniciativa em que a reitora Socorro Cavalcanti e equipe discutem sobre questões das unidades de ensino da UPE de interesse de professores, servidores e alunos da instituição.
Por uma hora e meia, integrantes dos cursos de graduação e pós-graduação dos Polos Tabira, Águas Belas, Floresta, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, São José do Egito, Ouricuri, Afranio, Sertânia, Surubim, Cabrobó e Palmares, tomaram conhecimento das ações realizadas pela reitoria durante o período da pandemia da Covid-19 e puderam esclarecer suas dúvidas.
A reitora, Socorro Cavalcanti, fez uma apresentação mostrando como a Universidade de Pernambuco atuou durante esse momento de "travessia", além de informar dos dois novos Polos EAD que serão implantados em breve em Fernando de Noronha e Triunfo, foi abordado sobre a seleção simplificada de profissionais de saúde (670) para o Complexo Hospitalar, a produção e veiculação de aproximadamente 150 materiais audiovisuais e mais de 60 podcasts combatendo as fake news.
Além disso, foi implementado o Período Letivo Suplementar (ensino remoto) para os 54 cursos de graduação presencial e manutenção das atividades do ensino à distância para as 5 graduações EAD, além do lançamento de editais para demandas específicas no contexto da pandemia, como o edital de Inclusão Digital, Auxílio Deslocamento, Apoio Psicossocial e Psicopedagógico, entre outros.
“Durante o período da pandemia nós quase triplicamos o número de projetos aprovados e isso mostra o quanto a comunidade da UPE se mobilizou pra atender a demanda da sociedade naquele momento, então, a universidade além de desenvolver projetos, ofereceu cursos e prestação de serviço", ressaltou Socorro Cavalcanti.
A equipe que integrou a Reitoria em Ação foi composta pela vice-reitora, Vera Gregório; pelo ex-diretor da Escola Politécnica de Pernambuco, José Roberto Cavalcanti; e pelo coordenador do Núcleo de Educação a Distância, Renato Medeiros, que fez a abertura da apresentação.
Após a escuta de todos que fazem a UPE, a reitoria vai encaminhar avaliar as possibilidades para viabilizar os investimentos necessários para a constante expansão da universidade.