O chefe da unidade estadual do instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Gliner Dias Alencar, e o coordenador de Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (Repacs) no estado, Enildo Meira, participaram na manhã desta sexta-feira (29) da reunião do Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade de Pernambuco.
Depois da abertura do encontro feita pela reitora Socorro Cavalcanti, os dois representantes do IBGE fizeram uma apresentação aos integrantes do CONSUN de como será feita a contagem populacional em Pernambuco.
Eles destacaram ainda a importância de conhecer como vivem atualmente os brasileiros e pediram divulgação e apoio em todos os campi da UPE no estado.
Um censo demográfico produz informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada.
O período de coleta de dados vai ocorrer entre 1º de agosto e 31 de outubro. Em Pernambuco trabalharão 7.961 recenseadores e 1.032 agentes censitários.
Em todo o país serão visitados mais de 70 milhões de domicílios em 5.570 municípios.
Realizado a cada 10 anos, o censo deveria ter ocorrido em 2020, mas a pesquisa sofreu atraso por causa das restrições da pandemia e por cortes orçamentários no IBGE.