Depois de passar pelo Sertão e Agreste, o Seminário de Gestão Acadêmica 2015 da Universidade de Pernambuco chegou ao Recife. A iniciativa fez sua quarta e última etapa ontem (14/10), na Faculdade de Ciências da Administração da UPE, e reuniu o reitor, a vice-reitora, pró-reitores, diretores, funcionários, professores e alunos das unidades da instituição localizadas na Região Metropolitana e matas Norte e Sul.
Durante os turnos da manhã e tarde, os participantes discutiram o plano de gestão da UPE em grupos de trabalho e apresentaram os resultados das propostas consolidadas no pré-seminário regional. O encontro, que já passou pelo Sertão e Agreste com uma comitiva de representantes da instituição para indicar, junto com a comunidade, estratégias para o planejamento de gestão, a partir das Unidades de Educação e Educação e Saúde, foi bastante participativo.
Paralelo ao seminário, está sendo realizado um trabalho nas unidades para ouvir a comunidade acadêmica, reunir as sugestões apresentadas num documento e colocar em prática em 2016 essas ações para as melhorias na universidade.
Na reunião, foram discutidos assuntos das áreas de gestão, ensino, pesquisa e extensão. Entre eles, autonomia, expansão da interiorização, biblioteca, mobilidade docente, estágio probaterio, política de articulação com outras instituições, cooperação internacional, acesso à internet, agenda ambiental e o sistema siga. A renovação do quadro de professores, a avaliação dos cursos e a infraestrutura da UPE também foram temas levantados no encontro.
{gallery}seminario-gestao-academica-recife{/gallery}