Na manhã (20) desta quarta-feira foi inaugurado o primeiro serviço de radioterapia 100% SUS de Pernambuco e o segundo do Norte e Nordeste. A estrutura, localizada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco (HUOC-UPE) deve atender mais de mil usuários por ano, garantindo tratamento moderno aos pacientes oncológicos da unidade de saúde.
A iniciativa se deu através do Protocolo de Mútua Cooperação celebrado entre a União por intermédio do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE) e a Universidade de Pernambuco. No dia 06 de junho de 2022 o HUOC recebeu a autorização de funcionamento concedida pela Comissão Nacional de Energia Nuclear.
Toda estrutura física foi montada, incluindo a construção do edifício e a aquisição de mobiliários e equipamentos, totalizando um investimento na ordem de 9,5 milhões de reais, dos quais 3,5 milhões da esfera do estado de Pernambuco.
O serviço contará com um acelerador linear de fótons e elétrons; uma máquina de telecobaltoterapia, um sistema de planejamento tridimensional; um conjunto para a braquiterapia composto por um sistema de braquiterapia de alta taxa de dose; quatro fontes de Iridium 192 e uma mesa cirúrgica.
“Esse dia deve ficar em nossas boas lembranças e na história desse hospital. É a consolidação de uma idéia de uma obrigação de possibilitar o melhor para a população e a formação de profissionais. O SUS é um patrimônio da sociedade e como tal, tem que ser prioridade dos governos e da gestão pública. Portanto, o nosso sentimento é o de dever cumprido. Conseguimos, o nome disso é vitória”, disse a gestora executiva do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Izabel Avelar.
O setor contará com uma equipe especializada, formada por enfermeiros, técnicos em enfermagem, físicos, médicos radioterapeutas, tecnólogos em radiologia/radioterapia.