Publicado em 10/11/23
Hoje, 10/11, aconteceu a inauguração do setor de Medicina Nuclear, no Pronto Socorro Cardiológico Universitário – Professor Luiz Tavares (PROCAPE/UPE). O evento contou com a presença da Governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, a Secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, a Reitora da Universidade de Pernambuco, Socorro Cavalcanti, o Vice-Reitor, José Roberto Cavalcanti, o Gerente-Executivo do PROCAPE, Ricardo Lima, o Deputado Federal, Mendonça Filho, a secretária executiva de Saúde, Bárbara Florêncio, a diretora-executiva do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Izabel Avelar, além de funcionários e servidores do Estado.
Com a instalação de máquinas mais modernas a unidade de saúde terá capacidade para realizar cerca de 900 cintilografias por mês, nos três turnos. De acordo com o diretor do PROCAPE, Ricardo Lima, a gestão também espera proporcionar uma formação em maior quantidade e qualidade dos procedimentos dos exames para os estudantes da graduação e médicos em Programa de Residência Médica, já que a o hospital é universitário. “Além da assistência que prestamos à população, também formamos médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. O PROCAPE tem uma grande importância na área médica da cardiologia, não somente para o estado de Pernambuco, mas também para o Norte-Nordeste.”, informou.
“O PROCAPE é um hospital de altíssima qualidade, que tem formado gerações de cardiologistas, de pessoas dedicadas a essa área, fazendo Pernambuco ser referência no Brasil e no mundo. O investimento nos equipamentos permitirá exames especializados para um melhor atendimento as pessoas atendidas na unidade, gerando esperança no coração de muita gente.” destacou a Governadora do Estado, Raquel Lyra.
“A Universidade de Pernambuco cumpre o seu papel no ensino e na assistência à sociedade do nosso Estado e que os nossos três hospitais universitários, de fato, cumprem o seu papel para além da assistência qualificada e humanizada, também realizam a formação de pessoas, de técnicos qualificados, mas especialmente de técnicos comprometidos com o acolhimento e o tratamento humanizado aqui na Universidade. E, como um hospital de alta complexidade e um hospital universitário, nós também realizamos pesquisa, inovação e extensão.” Ressaltou a Reitora da UPE, Prof.ª. Socorro Cavalcanti.
O PROCAPE é o único hospital público estadual que possui esse serviço. Os aparelhos permitem realizar exames de cintilografias diagnósticas do miocárdio, ósseas, pesquisa do corpo inteiro, paratireoides, renal, entre outras.
Foto: Bruna Marques - Universidade de Pernambuco (UPE)