O serviço de neurologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc/UPE) passará a contar com um novo aliado para o diagnóstico de distúrbios do sono. Trata-se do aparelho de polissonografia que está em fase de implantação e atenderá os pacientes cadastrados no hospital. O aparelho é o primeiro do Estado a prestar o serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Serão atendidos crianças e adultos.
Serão realizados 1 exame por noite, de segunda a sexta-feira. O paciente precisará passar a noite no hospital, onde será monitorado, por, pelo menos, 6 horas. O tempo de preparação para o exame dura em torno de 40 minutos.
São instalados eletrodos na cabeça do paciente (eletroencefalograma), na lateral dos olhos (observar os movimentos dos olhos), no queixo, pernas, além de uma cinta no tórax para mensurar a oxigenação do sangue durante os eventos respiratórios.
A polissonografia é o método mais objetivo para avaliação do sono e suas alterações. As principais indicações para a realização do exame são: Ronco e distúrbios respiratórios do sono (Apnéia do sono), Sonolência excessiva (Narcolepsia, hiperssonia idiopática), Instalação de CPAP (Máscara na forma de ar compressor para tratamento da apneia),Controle pós-tratamento (cirurgia, aparelhos intrabucais) da apnéia do sono.
Distúrbios de comportamento durante o sono (Sonambulismo, terror noturno, pesadelos), Movimentos periódicos de pernas e Insônias de causa não definida ou não responsiva ao tratamento.
A polissonografia também auxiliará no diagnóstico da Síndrome de Apnéia Obstrutiva do Sono que ocorre em cerca de 30% dos pacientes com doenças neuromusculares. Este exame é necessário para indicação de assistência ventilatória com Bipap.