Em sessão solene nesta terça-feira (30), a Universidade de Pernambuco concedeu os títulos de Doutora Honoris Causa as professoras Maria Giseuda de Barros Machado (campus Garanhuns) e Valdecira Lilioso de Lucena (FCM); e de Professor Emérito a Maria Soares Albuquerque - a Irmã Lucimar (Procape) e ao docente aposentado José Thadeu Pinheiro e Maria Soares Albuquerque (FOP).
A solenidade ocorreu no auditório da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (Fensg) com transmissão pelo canal UPE nas Redes no YouTube. Apenas os quatro homenageados, familiares, comunidade acadêmica e integrantes da mesa participaram do evento presencial, cumprindo as normas sanitárias em devido à pandemia de Covid-19.
O discurso panegírico (louvor solene) para Giseuda de Barros, foi feito de forma online por Silvania Núbia Chagas, professora do campus Garanhuns. ” A professora Maria Giseuda de Barros Machado é uma pesquisadora nata, sempre muito inquieta, pesquisando por conta própria, orientando seus alunos e se regozijando quando estes entravam e entram no doutoradoA concessão desse título, hoje, por essa Instituição não é uma simples homenagem, mas sim, o reconhecimento de ter em seu quadro uma das maiores historiadoras brasileiras”.
Assessor da Reitoria e Ex-Vice-Reitor da UPE, professor Rivaldo Mendes proferiu o discurso panegírico de Valdecira Lilioso. Destacou o espírito de liderança da homenageada. “Tive a honra de ser preceptor do programa de residência médica da FCM e pude testemunhar a sua incrível capacidade de ouvir o outro. Somos unânimes em reconhecer o trabalho da nossa colega, cuja personalidade reflete dignidade, ética, honestidade e responsabilidade”, disse.
O gestor executivo do Procape, Ricardo Lima discursou em nome da Irmã Lucimar que recebeu o título de Professora Emérita. “São mais de 20 anos de convivência, onde aprendo a cada dia. A Irmã Lucimar é uma vitoriosa nos vários desafios que enfrentou ao longo da sua vida. Uma profissional dedicada e um ser humano especial. O seu combate continua vivo no campus da UPE, lutando por uma saúde de qualidade aos pacientes cardiológicos do nosso Estado”.
E para finalizar, a diretora da Faculdade de Odontologia, Mônica Pontes fez o discurso panegírico de José Thadeu (Professor Emérito). “É um momento de alegria para a comunidade acadêmica da FOP pela oportunidade de prestarmos em vida esta justa homenagem. O professor José Thadeu teve uma trajetória marcante na odontologia pernambucana, pautada pela competência, ética e entusiasmo”, ressantou.
A mesa da solenidade foi composta pelo reitor Pedro Falcão, pela vice-reitora Socorro Cavalcanti, pelo professor José Guido Correia de Araújo, pela diretora da FCM, Dione Maciel, pelo gestor executivo do Procape, Ricardo Lima, pela diretora da FOP, Mônica Pontes, a professora Crisna Teodórico representando a diretora do Multicampi Garanhuns, Rosângela Falcão, o professor e assessor da reitoria, Rivaldo Mendes.
A entrega dos títulos faz parte das comemorações dos 30 anos de fundação da UPE. O próximo a receber a homenagem será Manoelzinho Salustiano.
O evento pode ser visto através deste link: https://www.youtube.com/c/UPEnasRedes