Como encerramento da disciplina Educação Inclusiva do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco (FENSG/UPE), um encontro na terça-feira (21) vai debater o contexto pós-pandemia desta modalidade de ensino.
O evento faz parte da Série Diálogos, projeto coordenado pela professora Rebeca Lins. O acesso é gratuito através do link meet.google.com/dxc-xytz-uyn. O encontro começará às 19h. As palestrantes são as professoras da UPE Patrícia Roberta da Silva e Deliane Macedo.
Segundo a apresentação do projeto, Educação Inclusiva significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. Representa a oportunidade para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do educando. A opção por este tipo de educação não significa negar as dificuldades dos estudantes, mas sim, pela ótica da inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade.
DELIANE MACEDO FARIAS DE SOUSA – Psicóloga e licenciada em Psicologia (UFPB), com mestrado em Psicologia (UFRN) e doutorado em Psicologia Social (UFPB). É professora adjunta da Universidade de Pernambuco do curso de Licenciatura em Pedagogia e tem experiência e produção na área de Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Positiva e Educação Inclusiva. É a coordenadora do projeto “Universidade Positiva”, que busca promover apoio psicossocial aos estudantes de graduação nos campi Mata Norte e Mata Sul.
PATRÍCIA ROBERTA DA SILVA – Possui graduação em Letras-Inglês (UPE), Pedagogia (UNAR) e em Letras-Libras (UFPB). É intérprete/tradutora de Libras/LP. Especialista em Linguística Aplicada à LP (UPE), Docência em Libras (Univasf), Ensino de LP como segunda língua para Surdos (IFPB). Além disso, é mestranda em Linguística e Ensino (UFPB). É professora do governo do estado, da Especialização de Educação Inclusiva - UPE/Campus Mata Norte e da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).