O Escritório de Defesa da Mulher (@edmupe_oficial), um programa de extensão da Universidade de Pernambuco (UPE), recebeu voto de aplauso da Câmara Municipal do Recife na sessão plenária realizada no dia 1º de março, por sua atuação em defesa dos direitos das mulheres.
A proposição da homenagem foi de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL) e aprovada por unanimidade pelo plenário. A iniciativa tem referência ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, celebrado em 8 de março.
O EDM/UPE está sob coordenação geral da professora Denise Luz (@denise.luz.5) e do professor Felipo Bona (@felipo_bona).
O programa articula quatro campi da UPE (Arcoverde, Garanhuns, Benfica-FCAP e Mata Sul) em medidas jurídicas de combate à violência doméstica e familiar e em ações preventivas com uso de metodologias de educação popular (Paulo Freire) para estudantes e professores do ensino médio.
Recentemente, o EDM passou também a atuar com assessoramento jurídico a vítimas de homotransfobia e a se dedicar a produção de ferramentas de tecnologia da informação para auxiliar governos e demais instituições no planejamento e gestão de políticas públicas para mulheres.
Este último projeto (EDM-TECH) é gerenciado pelo professor Cleyton Mario Rodrigues (@cleytonrodrigues).