Publicado em 19/0623
Nesta segunda-feira (19/06), o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE) realizou a solenidade de lançamento do Plano de Logística Sustentável (PLS) para os anos de 2023 a 2026. A elaboração do material foi coordenada pela Universidade de Pernambuco, através da Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPEGI), com a participação de docentes da instituição e técnicos do TCE. O PLS consiste em uma ferramenta que estabelece práticas, ações e indicadores, visando à mudança comportamental para o pensamento sustentável em todas as ações institucionais.
Com o material o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco amadurece o seu pensamento sustentável e fortalece a dimensão social, visando à Sociedade 5.0. O atual conceito de sustentabilidade aponta para o equilíbrio e harmonia destas três dimensões: social, ambiental e econômica.
O Plano de Logística Sustentável foi estruturado em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas em cinco capítulos: detalhamento do modelo de governança para o desenvolvimento das atividades de sustentabilidade no TCE-PE, detalhamento do diagnóstico das práticas de sustentabilidade no TCE-PE, elaboração do plano de ação para execução no período de 2023-2026, proposição dos indicadores de acompanhamento e monitoramento do plano de ação e, por fim, perspectivas de futuro sustentável no TCE-PE.
“A parceria entre a UPE e o Tribunal de Contas do Estado é fundamental para pensar uma nova sociedade. Os integrantes da nossa comunidade acadêmica apresentaram contribuições importantes para se pensar uma nova sociedade a partir do desenvolvimento sustentável. O material é mais uma contribuição da nossa instituição para as necessidades da sociedade”, destacou a Profa. Socorro Cavalcanti, Reitora da Universidade de Pernambuco.
Além da Reitora da UPE, Prof. Socorro Cavalcanti, estiveram presentes na solenidade o Prof. Carmelo Bastos, Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, o Prof. Djalma Guimarães, coordenador Geral de Inovação da UPE, e a Profa. Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani, gerente de pós-graduação stricto sensu. Durante o evento, a docente ministrou uma palestra sobre a temática, que também foi transmitida de forma virtual.