A Unidade de Controle Interno da Universidade de Pernambuco obteve a pontuação máxima do Indicador de Adequação ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual (IAS 2021). A UPE atingiu o nível 5, com 98% de cumprimento dos 26 pontos de controle estabelecidos pela Secretaria da Controladoria Geral do Estado.
Para o controlador interno da UPE, Getúlio de Sá Gondim, trata-se de uma conquista institucional que reflete as boas práticas de controle interno vivenciadas na universidade.
Entre os requisitos para atingir uma boa pontuação de IAS estão a adequação do regulamento do órgão/entidade do governo ao Decreto Estadual n° 47.087/2019, a autoavaliação dentro dos parâmetros da Política Estadual de Proteção de Dados (PEPD), a promoção de reuniões técnicas e a capacitação sobre Gestão de Riscos.
Ao longo de 2021, a Unidade de Controle Interno da UPE veio registrando uma constante evolução dos seus indicadores relativos ao aprendizado, atuação e conformidade, passando de 52,4% no primeiro bimestre para os 98% relativos aos meses de novembro e dezembro.
Pela sua contribuição na melhoria efetiva da gestão pública, a Unidade de Controle Interno da UPE já havia recebido, em 2021, o “Selo de Boas Práticas de Controle Interno” conferido pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado.
O certificado, emitido no dia 21 de setembro, é um reconhecimento oficial pelas boas práticas de controle interno que podem ser replicadas em outras instâncias de governo.