A Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), ligada à Universidade de Pernambuco (UPE), inicia um estudo internacional sobre um tratamento medicamentoso inovador para depressão. A pesquisa é conduzida pela psiquiatra Kátia Petribú, professora da universidade e presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria.
Para dar andamento ao estudo, o setor está recrutando pacientes voluntários que convivam com depressão há, no mínimo, dois anos e que não tenham apresentado melhora do quadro após ter seguido tratamento com, pelo menos, dois antidepressivos. “São 15 centros no Brasil que participam deste estudo pioneiro. No nordeste foram escolhidos dois centros, o nosso e o da UFCE”, disse Dra. Kátia.
Pacientes interessados em participar da pesquisa devem entrar em contato pelo telefone: (81) 9.9665-1404 (falar com Taciana).
Pesquisa - podem fazer parte do estudo pessoas que vivem com depressão maior, que se manifesta por uma combinação de sintomas que interferem na capacidade de trabalhar, estudar, dormir, alimentar-se e apreciar atividades anteriormente prazerosas. Esse episódio incapacitante de depressão pode ocorrer apenas uma vez, porém normalmente repete-se várias vezes na vida do indivíduo.