Publicado em 12/12/2023
Entre os dias 23 e 24 de novembro de 2023, a Universidade de Pernambuco (UPE) realizou o primeiro evento do Ideathon da Mata Sul. A ação contou com o trabalho conjunto da UPE, a partir do Lócus e o Ambiente de Inovação do Campus Mata Sul, com o HUB de Inovação que incluiu a participação do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e da Escola Técnica Estadual de Palmares.
O evento se constituiu como uma maratona de ideias, elaborada por estudantes que se reuniram em cinco grupos colaborativos interinstitucionais para gerar propostas inovadoras e soluções criativas para desafios locais, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostas pela ONU para a agenda de 2030. Os participantes passaram por uma qualificação sobre os processos e técnicas criativas, ministrada pela empresa IEBT Innovation: Inovação Corporativa e Transformação Digital, alinhada ao trabalho das suas propostas inovadoras, desenvolvendo a criatividade, empreendedorismo e inovação, com o fortalecimento da rede de contatos e habilidades sociais como trabalho em equipe, colaboração e comunicação.
Dentre as várias necessidades locais identificadas, foi trabalhado uma nova forma de reutilizar o bagaço da cana-de-açúcar em cimento e tijolos, o aumento da participação dos agricultores familiares em meios de venda digitais, o tratamento adequado dos resíduos orgânicos da feira local e cuidados com parques e áreas públicas por meio de atividades colaborativas da comunidade.
Todos os grupos deram o primeiro passo para a organização das suas Startups, com ideias que foram elogiadas e com grande potencial para impacto local. Ao final, os trabalhos foram avaliados por uma banca e o primeiro lugar, a Startup Cicana, com a proposta de tijolo e cimento que aproveita o bagaço da cana, foi presenteada com descontos nos cursos do Programa de Línguas e Informática da UPE (PROLINFO). As três equipes melhores pontuadas, Cicana, UPETEC e NextFuture, realizarão atividades guiadas no Porto Digital, no Centro de Inovação do Recife, em parceria com o SEBRAE.
“Foi um importante trabalho desenvolvido pelos estudantes, que dialogam com os problemas da região da Mata Sul. Com o evento, conseguimos colocar em prática os debates desenvolvidos em sala de aula”, enfatizou a Profa. Angélica Porto, uma das coordenadoras do evento.
Os docentes Angélica Porto, Ademir Nascimento e Mayara Pires, da Universidade de Pernambuco, Diogo Lopes e Verlaynne Araújo, do IFPE, Alberto Fraga e Lauro Alves, da ETE Palmares, e a analista do SEBRAE Mariah Ximenes, atuaram como apoio das atividades desenvolvidas pelos estudantes.