Publicado em 05/04/24
A Universidade de Pernambuco (UPE) foi classificada com nível 5 no Índice de Adequação ao Sistema de Controle Interno (IAS). A classificação foi realizada pela Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE), que considerou o desempenho da Universidade como excelente. O IAS é um instrumento que avalia o grau de adequação das Unidades de Controle Interno (UCIs) do Poder Executivo Estadual aos requisitos estabelecidos no Decreto Estadual nº 47.087/2019, na Portaria nº 011/2019 e nas orientações técnicas repassadas pela SCGE, a partir de pontos de controle estabelecidos por esta Secretaria.
A avaliação possui pontos de controle agrupados em três dimensões: conformidade: adequação das Unidades de Controle Interno às exigências legais e normativas; aprendizado: participação dos membros das UCIs nas reuniões técnicas, oficinas e capacitações nas áreas correlacionadas com a atividade de controle interno; e atuação: adequação das atividades realizadas pelas Unidades de Controle Interno às exigências legais e normativas, bem como às orientações técnicas repassadas pela SCGE.
“O nível de excelência alcançado pela Universidade de Pernambuco em seu controle interno é resultado de um trabalho conjunto, que busca realizar ações planejadas para a eficiência das demandas na instituição”, ressaltou Getúlio de Sá Gondim, Controlador Interno da UPE.
A avaliação de 2023 teve como base 30 pontos distribuídos entre as três dimensões. A Universidade de Pernambuco alcançou o nível 5, com o atendimento de 80% a 100% das demandas apresentadas. No cálculo geral, a UPE atingiu 90,6% de atendimento das demandas.