Publicado em: 13/07/2023
A Reitoria da Universidade de Pernambuco (UPE) manifestou seu apoio à proposta de mais investimentos na assistência estudantil e de fortalecimento das universidades públicas federais, estaduais e municipais, em votação no PPA Participativo do Governo Federal. A iniciativa foi apresentada pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM).
O objetivo é reforçar as políticas públicas de inclusão e permanência, nas instituições de ensino superior, dos estudantes com vulnerabilidade social e econômica. Um dos caminhos é garantir os recursos federais para o financiamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Ensino Superior Públicas Estaduais (PNAEST), além de outros programas voltados ao atendimento dos discentes negros, indígenas e LGBTQIAP+.
“As universidades estaduais e municipais desenvolvem um importante trabalho, com diferentes serviços à população, com ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Sendo assim, é fundamental ampliar os meios de captação de recursos para que possamos ampliar os nossos projetos. Conclamamos a comunidade acadêmica da UPE a votar nesta proposta”, pontuou a Profª Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.
A proposta foi submetida pelo presidente da ABRUEM e reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Prof. Odilon Máximo de Morais, ao PPA Participativo, consulta pública on-line para a elaboração do Plano Plurianual federal. O PPA define metas, diretrizes e programas prioritários para a construção do orçamento público do governo federal dos próximos 4 anos (2024 a 2027).
A votação ocorrerá até o dia 16 de julho. Para participar é preciso ter uma conta GOV.BR, usada para o acesso a serviços públicos digitais (tal como o ENEM, CNH e INSS, entre outros), e acessar a página https://rb.gy/zq9e7.