1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE aprova Mestrado em Processos e Tecnologias Educacionais (Campus Petrolina) Doutorado em Engenharia Civil (POLI) - Universidade de Pernambuco

UPE aprova Mestrado em Processos e Tecnologias Educacionais (Campus Petrolina) Doutorado em Engenharia Civil (POLI)

Nesta quinta-feira (26), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou a ata da 232ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, com o resultado da avaliação das propostas de cursos de mestrado e doutorado. Com a divulgação, a Universidade de Pernambuco (UPE) aprovou dois novos cursos stricto sensu, o Mestrado em Processos e Tecnologias Educacionais, que funcionará no Campus Petrolina, e o Doutorado em Engenharia Civil, com atividades na Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE).

“Em menos de uma semana a UPE aprovou quatro novos cursos, dois mestrados e dois doutorados, o que demonstra o compromisso da instituição com a ciência e a tecnologia. O mestrado em Processos e Tecnologias Educacionais e o Doutorado em Engenharia Civil reforçam as ações da UPE para a pós-graduação, acompanhado da interiorização, fundamental para o desenvolvimento do Estado”, destacou a Profa. Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.

O Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais será ofertado em rede, com outras oito instituições do Brasil e a participação de docentes dos campi em Petrolina, Garanhuns e Mata Norte. Sua proposta busca ampliar os debates em torno das tecnologias educacionais e a formação de professores. “A aprovação do novo mestrado ampliará as oportunidades formativas dos profissionais da educação básica, de modo a contribuir com os processos educativos inovadores alinhados com as emergências do século XXI”, relatou a Profa. Telma Temoteo, docente da UPE - Campus Petrolina.

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PEC) busca divulgar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação sustentável na área de construção e formar recursos humanos vinculados à academia, ao setor público e ao setor produtivo. O PEC foi o primeiro Stricto Sensu aprovado do Nordeste na área de concentração de Construção Civil com linhas de pesquisa em “Gestão da Construção” e “Desempenho e Inovação Tecnológica da Construção”.

“A aprovação do doutorado na área da Construção Civil, segundo aprovado pela CAPES no Nordeste e primeiro em Pernambuco, é uma conquista para a comunidade acadêmica da UPE e a sociedade. A proposta foi uma ação conjunta, que resultou em mais um reconhecimento institucional, possibilitando uma nova etapa no PEC, com novos desafios para a comunidade acadêmica”, enfatizou a Profa. Yêda Póvoas, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UPE."

Com o resultado, a UPE passa a ter 42 cursos stricto sensu, sendo 26 mestrados e 16 doutorados, localizados em várias regiões de Pernambuco. No dia 19 de setembro a CAPES também divulgou a aprovação do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, que funcionará no Campus Santo Amaro, e o Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental, que terá as suas atividades no Campus Petrolina. Em breve as coordenações de cada curso divulgarão as informações sobre a seleção de discentes.