Publicado em 22/08/24
Na tarde desta última quarta-feira (21), a Universidade de Pernambuco (UPE) e o SESC PE assinam o convênio HUB SESC de Tecnologias Sociais. O projeto visa o desenvolvimento de inovação e tecnologia social em territórios vulneráveis atendidos pelo SESC, unidade Casa Amarela, em parceria com a universidade.
Com o objetivo de promover negócios sociais de impacto positivo, fortalecendo a economia local e gerando renda nas comunidades, o projeto HUB busca integrar tecnologia e inovação com desenvolvimento social e econômico, utilizando a cartografia social e Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para identificar desafios e potencialidades dos territórios, mapear recursos, promover a transformação digital e o empreendedorismo.
A participação ativa da comunidade é incentivada, visando a construção de territórios mais sustentáveis, justos e inclusivos. São 9 docentes do Campus Mata Norte, Faculdade de Administração e Direito da Universidade de Pernambuco (FCAP), Escola Politécnica de Pernambuco (POLI) e Campus Garanhuns que estão inseridos no projeto, com 19 estudantes bolsistas distribuídos em dois territórios: Alto José do Pinho e Mangabeira.
Participaram do evento a Profª Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE; Prof. Carmelo Bastos, Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação; Oswaldo Ramos, Diretor Regional do Sesc em Pernambuco, Bernardo Peixoto, Presidente do sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE; Janaína Cunha, Diretora de programas sociais do departamento Nacional do Sesc; Prof. João Allyson, Diretor do Campus Mata Norte; Profª Ana Regina, Docente do curso de Geografia do Campus Mata Norte, Profª Mariana Valença e Prof. Raphael França, Coordenadores de Mídias da Pró-reitoria de Extensão e Cultura.