Em visita ao município de Ouricuri, foi entregue pela reitora da Universidade de Pernambuco, professora Socorro Cavalcanti, ao prefeito Ricardo Ramos, o estudo de viabilidade técnica para implantação do novo campus da UPE que deverá funcionar neste município do Sertão do Araripe a partir de 2023.
A expectativa é de que, a partir do próximo ano, e concluída a reforma do prédio onde funcionou o Núcleo de Ensino Superior Deputado Felipe Coelho, bem como a compra de equipamentos e contratação de servidores técnicos administrativos e professores, o curso de Enfermagem ofereça 30 vagas anuais.
O encontro ocorreu na manhã de quinta-feira (2). A reitora apresentou ao prefeito as minutas dos contratos para convênio de cedência do prédio de antiga faculdade, garantia de manutenção da infraestrutura e acordo de cooperação técnica.
Ricardo Ramos ressaltou que a visita da reitora Socorro Cavalcanti e equipe representa um marco histórico. "Estudantes da região do Araripe, que tem mais de 400 mil habitantes, ganharão a oportunidade de poder frequentar um ensino superior público de qualidade", disse.
"É o presente que mais sonhei como gestor público: transformar Ouricuri em uma cidade universitária", disse Ricardo Ramos ao destacar que o novo campus da UPE vai ajudar a formar profissionais para serviços de saúde que o poder público vai necessitar.
A Secretaria de Saúde do município através de convênio de cooperação técnica, disponibilizará a sua rede para práticas e estágios dos estudantes de Enfermagem do Campus Ouricuri da UPE.
O Campus Ouricuri ficará vinculado ao Campus Petrolina. O diretor do Campus Petrolina, Prof. Tarcísio Fulgêncio, enfatizou em sua fala "Estamos felizes em poder dar um suporte neste momento inicial. Desejo que no futuro o campus Ouricuri conquiste a sua autonomia".
A comitiva da Universidade de Pernambuco que acompanhou a reitora Socorro Cavalcanti na visita a Ouricuri foi integrada pelo pró-reitor de Graduação Ernani Martins, pelo pró-reitor de Extensão e Cultura Luiz Alberto Rodrigues, pela assessora da Reitoria Viviane Tannuri e pelo coordenador do Núcleo de Educação a Distância Renato Moraes.
Situado no Bairro Universitário, o prédio que vai abrigar o Campus Ouricuri da UPE já é a sede do Polo EAD/UPE, que conta com 350 alunos da região.
Além da participação municipal, a implantação do novo campus é de responsabilidade financeira do governo de Pernambuco. Emendas parlamentares, como a do deputado Antonio Fernando (PP), ajudam na compra de equipamentos.
A expectativa é que até maio do próximo ano a reforma das instalações físicas estejam concluída e os equipamentos instalados.