Publicado em 07/10/24
No dia 04 de outubro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco (FACEPE) divulgou o resultado do Edital 17/2024 – Apoio aos Laboratórios Multiusuários e aos Acervos Científicos de Pernambuco. A iniciativa tem o objetivo de ampliar a disponibilidade e o acesso para pesquisadores, empresas e sociedade em geral, maximizando os benefícios dessas estruturas, com equipamentos e acervos para a geração de conhecimento no estado de Pernambuco. Após a análise foram aprovados 21 projetos, dos quais 07 projetos correspondem às instituições sediadas fora da Região Metropolitana do Recife.
Entre as propostas aprovadas, a Universidade de Pernambuco - Campus Caruaru (UPE), a partir da equipe de docentes do Laboratório Multiusuário de Artes, Mídias e Educação (LAMIE) e parceiros, coordenado pela Profª Sônia Fortes, obteve aprovação, com propostas para atender a demanda do campus, com novas oportunidades de investigação e atuação científica na sociedade. A nova fase do LAMIE busca a integração da cultura tecnológica à técnica computacional, inovando em arte, mídias, educação e saúde, com realidade virtual e Inteligência Artificial, investindo na qualificação profissional com tecnologias digitais consolidadas, na pesquisa em gravação, montagem e edição de produções midiáticas de informação e comunicação em diversas áreas do saber.
“Com a iniciativa, a UPE - Campus Caruaru terá a possibilidade de atender a uma demanda importante para a região. O financiamento do laboratório multiusuário proporcionará uma nova realidade para as atividades acadêmicas, com ganhos para o campus, a Universidade e o Agreste pernambucano”, destacou a Profa. Mirele Moutinho, Gestora Executiva da UPE - Campus Caruaru.
Com a aprovação do projeto intitulado “Apoio ao Laboratório de Artes Mídias e Educação - LAMIE e seus Parceiros para a Pesquisa e Serviço no Agreste Pernambucano”, a atuação do espaço poderá ser ampliada agregando à sua área de conhecimento, ciências humanas com a computação e seus sistemas de informação. Com este fomento de R$: 641.500 será realizada a atualização do acervo existente no Laboratório e a ampliação dos estudos e pesquisas, continuando suas parcerias com o setor público e privado do Agreste pernambucano.