Publicado em 20/12/23
A Universidade de Pernambuco - Campus Mata Sul (UPE - Campus Mata Sul) receberá emendas parlamentares impositivas, através do mandato da Deputada Estadual Dani Portela. Os recursos serão destinados aos estudantes da unidade de educação, para o desenvolvimento de atividades em 2024. Os recursos são intitulados como “Bolsas Equidade”, com a totalização da captação de R$ 96.000,00 (noventa e seis mil reais), com o objetivo de garantir recursos por 12 meses, no valor de R$: 800 para 10 estudantes.
O histórico da Mata Sul de Pernambuco está intimamente ligado à história do Brasil, marcada pela escravização e pela exploração econômica. A agroindústria canavieira foi uma das principais atividades econômicas da região durante séculos, baseada no trabalho de escravizados e, posteriormente, assalariado precário. Nesse contexto, a região é marcada por profundas desigualdades raciais e sociais, que afetam principalmente as populações negras e as mulheres. O racismo estrutural e institucional é um dos principais fatores que contribuem para a perpetuação dessas desigualdades. Neste cenário, as bolsas equidade atenderão estudantes dos bacharelados em Administração e Serviço Social do campus.
Estarão elegíveis para as bolsas equidade os estudantes que se enquadram nos seguintes critérios:
1. Estudantes que se autodeclaram como pretos ou pardos, com prioridade para o público feminino;
2. Estudantes pertencentes a povos ou comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, etc.);
3. Pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, com prioridade para o público trans;
4. Estudantes com deficiência (física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial ou múltipla);
5. Estudantes de baixa renda;
6. Estudantes responsáveis, primordialmente, pelo cuidado de ascendentes ou descendentes (idosos ou filhos).
A iniciativa representa um passo significativo na promoção da equidade e inclusão no ensino superior, em uma das regiões mais necessitadas de Pernambuco. O projeto foi iniciado por intermédio da Profa. Ana Cecília de Barros Gomes, com colaboração e acompanhamento dos professores Angélica Porto, Ademir Macedo e Raquel Bianor.