Publicado em 17/11/23
Na última terça-feira (14/11), a Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina realizou o evento de encerramento das atividades da Residência Tecnológica em Agro 4.0. A ação foi desenvolvida no Espaço de Inovação da unidade de educação, com a participação de estudantes, docentes, pesquisadores, gestores da UPE e colaboradores dos projetos, a exemplo dos funcionários das empresas parceiras Sweet Fruit, Santa Felicidade, Special Fruit, Agrivale, Empresa Brasileira de Frutas Tropicais, Fazenda Área Nova e representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Na ocasião, foram apresentados sete projetos de inovação, fruto dos componentes curriculares e orientações da Residência Tecnológica, vivenciadas nos últimos meses, com temas relacionados à agroindústria e tecnologias habilitadoras, como visão computacional, internet das coisas, ciência de dados e inteligência artificial. A residência foi uma das oito Metas do Projeto Agritech-NE, financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, com coordenação geral do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, em parceria com a Universidade de Pernambuco, EMBRAPA, Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), Faculdade de Petrolina e Instituto Federal do Sertão.
A RESITEC AGRO 4.0 tem como objetivo formar os gestores das fazendas locais, a partir de componentes curriculares que abordem atualizações do Agronegócio e tecnologias habilitadoras das indústrias 4.0. A formação foi desenvolvida com o apoio de docentes da UPE, UNIVASF, FACAPE, Embrapa e Universidade Católica de Pernambuco.