Publicado em: 27/05/2024
A Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina, promove dois projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida dos idosos. O Projeto ATIVIDOSO (Atividades para Pessoas Idosas), desenvolvido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Envelhecimento Humano (GEPENVH), tem o objetivo de integrar ensino, pesquisa e extensão, compartilhando o conhecimento científico na área de gerontologia para a sociedade através de ações que melhoram o desempenho físico, cognitivo e cardiorrespiratório dos idosos.
As atividades do ATIVIDOSO são realizadas semanalmente às sextas-feiras, desde fevereiro de 2019, beneficiando cerca de 40 idosos. Entre as ações realizadas estão o treinamento de mobilidade funcional segmentar e global, equilíbrio corporal, força muscular, flexibilidade, condicionamento cardiorrespiratório e função cognitiva. Os objetivos do projeto incluem melhorar a mobilidade funcional, equilíbrio, força muscular, flexibilidade, condicionamento cardiorrespiratório e função cognitiva dos participantes, além de contribuir para a qualidade de vida dos idosos e promover a interação social entre os discentes de graduação e pós-graduação com os beneficiados pelo atividoso.
O Programa de Educação para Melhor Idade do Vale do São Francisco, voltado para pessoas com 50 anos ou mais, tem como foco a inclusão social através da educação. O programa é uma parceria entre a UPE e a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE). São oferecidos módulos semestrais com 30 vagas cada, cobrindo temas como noções de Direito, inclusão digital, dermatologia e educação financeira pela FACAPE, e línguas (espanhol e inglês), noções de saúde e alfabetização e letramento pela UPE. Os idosos podem escolher um ou mais módulos de acordo com sua disponibilidade. As aulas ocorrem de segunda a sábado, ministradas por discentes voluntários orientados por docentes. Anualmente, com recursos do Programa de Formação Acadêmica (PFA), é publicado um livro documentando as experiências exitosas do programa e já contam com cinco edições lançadas.
Os programas têm um papel fundamental na promoção da saúde, educação e qualidade de vida dos idosos, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e consciente sobre o envelhecimento.