Na manhã desta quinta-feira (01/06), aconteceu a abertura do 2° Simpósio do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE) no auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento, que contou com a presença da comunidade acadêmica, estudantes e convidados, é realizado em conjunto com os três hospitais do complexo: Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e o Pronto-Socorro Cardiológico Universitário (Procape).
A vice-reitora da UPE, Profª Socorro Cavalcanti, parabenizou toda a equipe envolvida e destacou a importância do evento. “É um momento de compartilhar conhecimentos e trocar experiências com o objetivo de evidenciar as potencialidades de cada unidade da nossa universidade. Temos uma responsabilidade social com toda a população”, disse.
O superintendente do Complexo Hospitalar e presidente de honra do encontro, Prof. Ricardo Lima, falou sobre o sucesso da procura do evento, além de falar sobre a programação. “Este ano dobramos o número de inscritos. Isto é muito gratificante, pois a comunidade acadêmica vai poder conferir palestras sobre os mais variados universos da área de saúde dos três hospitais da UPE”, destacou.
O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, falou sobre o convite para participar do simpósio. “É um prazer estar aqui junto a tantos profissionais e amigos que se desdobram para levar o nome da universidade ao nosso estado. Parabéns pela segunda edição do evento”, frisou.
O gestor executivo do Cisam e presidente do evento, Dr. Olímpio Moraes, agradeceu a organização e abordou sobre o fortalecimento da UPE. “Somos três hospitais com características diferentes, por isso este é um momento de integração entre todos. Precisamos estar juntos e focados em fortalecer esta instituição que tanto contribui para a sociedade”, disse.
A vice-diretora da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (Fensg/UPE), Deusany Leão, falou sobre a reflexão que o evento traz sobre o SUS e sobre a universidade. “O evento é resultado de todo um trabalho que desenvolvemos. Uma oportunidade de nos conhecermos, de vermos a atuação de cada um no campo da pesquisa, ensino e assistência e de vermos a necessidade de melhoria do Sistema Único de Saúde, destacou.
Para Benita Spinelly, coordenadora geral desta edição, o evento é importante, pois todos que fazem a UPE tem a chance de participar. O simpósio é fruto de uma parceria entre todas as unidades. Cada um que está aqui é resultado de muito compromisso e determinação”, disse.
O estudante Allan Henrique Vila Nova, coordenador geral do diretório acadêmico de Enfermagem parabenizou o evento. “Tivemos um avanço enorme neste simpósio. Estão todos de parabéns”, concluiu.
A solenidade contou com a presença do enfermeiro sanitarista e professor da Fensg, Itamar Lages, que realizou uma conferência sobre “Unindo nossas diferenças para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde”.
Simpósio - O evento apresentará temas, durante todo o dia de hoje (01/06) e amanhã (02/06), sobre o ciclo da vida com transversalidade na segurança do paciente, gestão hospitalar, cirurgias, doenças infecciosas, educação em saúde, saúde bucal, humanização e terapias integrativas. A iniciativa acontece em parceria com as unidades de ensino da UPE das áreas de: Medicina, Saúde Coletiva, Enfermagem, Educação Física, Ciências Biológicas, Odontologia.
É um espaço de integração dos servidores, ligados à assistência e à docência, sejam técnicos, professores, estudantes e convidados, objetivando contribuir para o avanço da qualidade dos serviços prestados pelas unidades hospitalares da UPE, destacando a importância da união nas diferenças, onde cada ação do servidor, enquanto sujeito, trabalhando em equipe multiprofissional, possa compreender melhor as responsabilidades: técnicas, políticas, sociais, éticas e sanitárias em defesa do Sistema Único de Saúde.
Com foco na sustentabilidade, o simpósio contemplará nas suas ações de organização a racionalidade, o estímulo aos envolvimentos de todos os parceiros, o respeito ao meio ambiente, a justiça social e científica, e a utilização de itens sustentáveis.
Outras informações sobre a programação do evento no link: http://www.simposiosch2017.upe.br/.